Para alguns é mandioca, para outros aipim, também pode ser chamado de macaxeira no nordeste e norte do Brasil, mas a verdade é que uma bela tapioca é prática de fazer e sempre deliciosa.
Você pode fazer doce ou salgada, aqui ensinarei uma forma doce, para comer no café da manhã ou no lanchinho da tarde, mas faça a massa e use o recheio que quiser, seja criativo.
A farinha para tapioca é facilmente encontrada em mercados, você só precisará dela para a massa, junto com água e uma pitada de sal.
Deixe a massa descansando por um dia, esse é um segredinho básico para que sua tapioca fique perfeita. Coloque mais ou menos 1/2 kg da farinha de tapioca em um recipiente, acrescente a água até passar aproximadamente dois dedos do polvilho e um pouquinho de sal.
No dia seguinte, você irá retirar toda a água, depois pega aquela massa meio durinha e, aos poucos, escorra em um pano de copa bem limpo. Após secar bem essa massa, você vai com os próprio dedos esfarelar ela toda.
Agora em uma frigideira anti-aderente e em fogo brando, aos poucos vá espalhando a tapioca, no formato de uma panqueca. Deixe dourar um lado, com uma espátula ou até só sacudindo a frigideira (se for habilidosa, rs), vire e doure o outro lado.
Retire e faça quantas desejar. Deixe-as abertas pois agora iremos colocar o recheio.
Agora basta você colocar duas fatias generosas de queijo minas e de goiabada, intercalando-as. Fecha a tapioca e se quiser, polvilhe um pouco de coco ralado, aqueles de pacotinho, por cima.
É isso ai pessoal, bem simples e muito gostoso. Só um detalhe, tapioca boa se come praticamente na hora que se faz, se armazenar para o dia seguinte ela já não ficará tão saborosa e também ficará muito dura.
Até a próxima receita pessoal!
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)