Pra você que só sabe o trivial na arte de cozinhar e está cansada de pagar mico fazendo aquelas receitas sofisticadas dos livros, perdendo horas quebrando a cabeça, fiz esse blog.
Aqui veremos receitas fáceis e saborosas, que qualquer um pode fazer. As quantidades normalmente são para solteiros ou casais, porém se quiser aproveitar para sua família basta dobrar ou triplicar os ingredientes.
Bom apetite!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tapioca Romeu e Julieta

Para alguns é mandioca, para outros aipim, também pode ser chamado de macaxeira no nordeste e norte do Brasil, mas a verdade é que uma bela tapioca é prática de fazer e sempre deliciosa.

Você pode fazer doce ou salgada, aqui ensinarei uma forma doce, para comer no café da manhã ou no lanchinho da tarde, mas faça a massa e use o recheio que quiser, seja criativo.

A farinha para tapioca é facilmente encontrada em mercados, você só precisará dela para a massa, junto com água e uma pitada de sal.

Deixe a massa descansando por um dia, esse é um segredinho básico para que sua tapioca fique perfeita. Coloque mais ou menos 1/2 kg da farinha de tapioca em um recipiente, acrescente a água até passar aproximadamente dois dedos do polvilho e um pouquinho de sal.

No dia seguinte, você irá retirar toda a água, depois pega aquela massa meio durinha e, aos poucos, escorra em um pano de copa bem limpo. Após secar bem essa massa, você vai com os próprio dedos esfarelar ela toda.

Agora em uma frigideira anti-aderente e em fogo brando, aos poucos vá espalhando a tapioca, no formato de uma panqueca. Deixe dourar um lado, com uma espátula ou até só sacudindo a frigideira (se for habilidosa, rs), vire e doure o outro lado.

Retire e faça quantas desejar. Deixe-as abertas pois agora iremos colocar o recheio.

Agora basta você colocar duas fatias generosas de queijo minas e de goiabada, intercalando-as. Fecha a tapioca e se quiser, polvilhe um pouco de coco ralado, aqueles de pacotinho, por cima.

É isso ai pessoal, bem simples e muito gostoso. Só um detalhe, tapioca boa se come praticamente na hora que se faz, se armazenar para o dia seguinte ela já não ficará tão saborosa e também ficará muito dura.

Até a próxima receita pessoal!

3 comentários:

Taynah Quirino disse...

aqui em natal ninguém faz tapioca assim não
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

nos supermercados vende a goma pra tapioca já hidratada nun saquinho,é só ralar e peneirar
depois joga na frigideira salpica com coco ralado e antes de rechear umedece a massa com leite de coco beeeeeeeeeeeem pouquinho umas gotinhas

e recheia com o que quiser
=D

segue lá http://hypeseverina.blogspot.com/search/label/Gastronomia

Dyl disse...

Então, mais uma forma de fazer, é que a minha é a carioca...hehehehe

Anônimo disse...

kk...eu gostava muito de tapioca ,mas comi demais e acabei enjoando,hoje nem posso sentir o cheiro rsrs

Postar um comentário