Pra você que só sabe o trivial na arte de cozinhar e está cansada de pagar mico fazendo aquelas receitas sofisticadas dos livros, perdendo horas quebrando a cabeça, fiz esse blog.
Aqui veremos receitas fáceis e saborosas, que qualquer um pode fazer. As quantidades normalmente são para solteiros ou casais, porém se quiser aproveitar para sua família basta dobrar ou triplicar os ingredientes.
Bom apetite!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Rocambole Delícia



Depois de algum tempo viajando voltei com uma boa receita de rocambole, aliás um doce que eu adoro.

Vamos lá, você precisa ter em casa uma xícara de farinha de trigo, uma xícara de açúcar refinado, uma colher de sopa de fermento em pó e seis ovos separando as claras. O açúcar de confeiteiro é bem poquinho, só para polvilhar por cima, seria legal se tivesse também.


Para o recheio podem ser 500 gramas de goiabada derretida, ou então um pote de doce de leite, ou então uma lata de brigadeiro ou geléia de morango. A parte do recheio é com sua criatividade e gosto, eu particularmente gosto mais do tradicional de goiabada.


O modo de preparo é bem simples, você bate as claras em neve, se tiver batedeira melhor pois ai não dói o braço, rs, depois mistura aos poucos as gemas e o açúcar, ainda com a batedeira ligada ou então da forma manual mesmo.


Depois disso, desligue a batedeira, adicione a farinha de trigo peneirada, não jogue a farinha direto, é importantíssimo peneirar. Depois vem a adição do fermento, misture bem cuidadosamente tudo, o movimento dessa mexida é de baixo para cima ok?


Essa massa deve ir para uma assadeira retangular já untanda e polvilhada com o açúcar de confeiteiro no forno pré-aquecido por no máximo uns 20 minutos, isso vai de acordo com a potência do seu forno.

Depois de esfriar a massa, desenforme em um pano de prato úmido, corte as beiradas até ficar um retângulo bem certinho, use a faca para isso, e espalhe o recheio de sua escolha por cima. Feito isso, basta enrolar com o auxílio do pano de prato, mantenha enrolado no próprio pano, retire-o em alguns minutinhos, e polvilhe novamente com o açúcar de confeiteiro.

É um rocambole caseiro delicioso e nas férias então se torna uma receitinha de doce prática e suculenta, a criançada então adora e você não perde nem 1h em todo o preparo.

Querendo você ainda pode enfeitar ele, fazendo desenhos com um pouquinho do recheio que sobrou no pote, desenhar xadrez ou então tirinhas, ai é uma questão apenas de ficar mais bonitinho.

0 comentários:

Postar um comentário